O que é Psicoterapia?

26 maio, 2016






Dentre algumas perguntas recebidas, escolhi uma bem especial para responder hoje.

Por que especial?

Porque percebo que muitas pessoas não entendem o que é psicoterapia, mesmo frequentando o psicólogo. Isso mesmo, por incrível que pareça, algumas pessoas iniciam o acompanhamento com o psicólogo, mas não entendem como funciona ou como pode ajudar e a partir disso abandonam, criam uma concepção de que não resolve nada ou que o psicólogo só escuta e não lhe dá as respostas.

Desta maneira, a dúvida de hoje é:


                                         O que é Psicoterapia?


A psicoterapia é realizada com um profissional psicólogo onde serão levantadas questões e problemas emocionais levados pelo cliente. Estes são analisados com base nos conhecimentos científicos do funcionamento psicológico.

Com base nesses conhecimentos científicos, o profissional faz suas intervenções - interpretações, reformulações - do caso exposto, e assim ajuda o cliente a ter consciência da origem das suas dificuldades e assim elaborar novas maneiras de lidar com as diferentes situações.

Sendo assim, para que seja considerado que o cliente esteja em processo psicoterápico, levamos em consideração a disposição, o engajamento e o início do entendimento de estar ali.

Explicando melhor: o cliente entrará em processo de mudança quando ele realmente entende que o psicólogo não irá lhe dar respostas e nem receitas prontas para que resolva seus problemas. Pelo contrário, irá fazer mais questionamentos afim de sensibilizá-lo e levar a consciência o seu padrão comportamental.

O tempo, a frequência e outros, serão estabelecidos no primeiro contato entre cliente e psicólogo, pois dependerá da abordagem de cada profissional.

A relação entre os dois não é e nem pode ser considerada relação de amizade, uma vez que se acontecer, deixa de ser uma técnica científica conduzida por um profissional qualificado, o que irá comprometer a evolução do tratamento.

Em alguns momentos, por resistência a mudanças, por não saber lidar e ouvir a verdade do que o perturba, o cliente pode até sentir raiva e negação e levar esse sentimento confuso na relação com o psicoterapeuta, sendo que ele estará ali para fazer os devidos apontamentos em cima do que foi questionado. (Leia Meu amigo substitui o psicologo? e entenda melhor.)

A psicoterapia é uma experiência muito válida e enriquecedora, que nos leva ao crescimento emocional e pessoal que só você pode conseguir por si mesmo.

Se ficou alguma dúvida, leia este post: Por que devo procurar um psicologo?

____________________________________________________________________________________


Você também tem dúvidas que envolvem a psicologia?
Quer perguntar?
Mande pra gente nos comentários, inbox ou por email: nandalmeidacavalcanti@yahoo.com.br

Será um prazer responder.

Abraços!
Fernanda Cavalcanti



                  Cadastre seu e-mail do lado direito da página e receba as novas postagens.



Comentários
0 Comentários

Comentários:

Postar um comentário



 

Fernanda Cavalcanti © Copyright - 2012. Todos os direitos reservados. Layout criado por Gabi Layouts